Reguladores da UE ampliam investigação sobre publicidade digital do Google

Os reguladores antitruste da União Europeia ampliaram a investigação sobre o negócio de publicidade digital da Alphabet, controladora do Google, assumindo o processo da Autoridade da Concorrência Portuguesa (AdC) sobre o mesmo assunto. Enquanto a Comissão Europeia iniciou sua investigação em junho de 2021, a AdC abriu sua própria investigação apenas em maio deste ano.

A AdC informou que a autoridade da concorrência da UE assumiu seu caso em 27 de julho, considerando o alcance e o impacto do problema em questão. Até o momento, o Google não respondeu a um pedido de comentário.

A investigação da AdC concentrou-se no mercado de servidores de anúncios, que permite que os editores gerenciem o espaço publicitário em seus sites e o vendam por meio de leilões ou acordos com anunciantes. A AdC afirmou que há indícios de que o Google utilizou informações não acessíveis aos concorrentes em leilões de anúncios online para favorecer a si mesmo, possivelmente limitando o surgimento de tecnologias concorrentes e envolvendo outros comportamentos restritivos da concorrência.

Em 2020, o Google obteve uma receita de US$ 147 bilhões com anúncios online, destacando-se como a empresa líder global nesse setor, com anúncios, incluindo pesquisa, YouTube e Gmail, representando a maior parte de suas vendas.