Mercado publicitário avança e supera patamar anterior à pandemia, mostra pesquisa

Em 2021, o mercado publicitário brasileiro movimentou cerca de R$ 69 bilhões em compras de mídia, conforme revelado pela pesquisa da Kantar Ibope Media. Esse resultado representa um aumento de 29% em relação a 2020, ano marcado por restrições significativas devido à Covid-19, quando o investimento total no setor atingiu R$ 49 bilhões. A notícia mais destacada no estudo é que o setor não apenas se recuperou dos impactos da pandemia, mas também superou os níveis prévios ao surto.

Comparado a 2019, o ano de 2021 apresentou um crescimento de 16%. A diretora da Kantar Ibope Media, Viviane Vela, observa que, mesmo com alguns reflexos da pandemia na economia, as empresas retomaram os investimentos em comunicação, após um período de cortes em 2020.

A pesquisa aponta que mais de 90% do total em compra de mídia foi realizado por 15 segmentos da economia, com destaque para serviços ao consumidor (20%), comércio (19%) e setores financeiro e securitário (10%).

Pela primeira vez em sete anos, o setor de comércio não liderou o estudo, conforme compilado pela Kantar Ibope Media. Um aspecto relevante da retomada no mercado criativo é a entrada de novos anunciantes, com um aumento de 22% em relação a 2020 e 47% comparado a 2019.

Empresas como TikTok, Shopee e Cornershop foram destacadas entre as que mais investiram em publicidade em 2021. O mercado também redirecionou recursos para inserções que foram impactadas pelas limitações de movimentação durante a pandemia, com um crescimento notável de 39% nas campanhas em mobiliários urbanos, como painéis digitais, relógios de rua e outdoors.

A pesquisa “Insider Advertising” também avaliou a recepção do público às campanhas. Em 2021, 70% dos espectadores afirmaram estar atentos aos anúncios das marcas, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2020. Além disso, quase metade dos brasileiros consideraram a publicidade na tomada de decisão de compra.