Com combustível caro, motoristas de app nos EUA transformam carros em outdoor

Quando Duana Malcolm decidiu envelopar seu sedã Hyundai Sonata com um anúncio publicitário, ela não imaginava que poderia ganhar um extra de US$ 200 por mês. Malcolm faz parte de um grupo crescente de motoristas de aplicativo nos EUA que buscam fontes adicionais de receita para compensar o impacto do aumento nos preços dos combustíveis, em meio ao pico da inflação no país em quatro décadas.

“Não é algo que mude completamente minha vida, mas sei que vou receber esse valor todo mês pelos próximos cinco meses, e isso alivia minhas preocupações”, disse ela, que opera nas regiões de Miami e Fort Lauderdale. Malcolm optou pelo envelopamento do carro com anúncios fornecidos pela empresa Carvertise.

Motoristas podem receber pagamentos variando de US$ 100 a US$ 600 por mês, dependendo do anúncio e da duração da campanha, além de poderem obter bônus de US$ 100 a US$ 200 por outros tipos de anúncios.

A Carvertise, que remunera motoristas para exibirem anúncios impressos em adesivos, relatou um crescimento mensal entre 8% e 13% no número de usuários nos últimos três meses, superando suas expectativas. “Ao enveloparem seus carros com os anúncios de nossos clientes, os motoristas de aplicativo transformam seus veículos em outdoors móveis e são remunerados pelo que já estão fazendo: dirigir”, explicou Greg Star, co-fundador da empresa.

Os interessados devem instalar um aplicativo, registrar-se na plataforma para participar de uma campanha e, em seguida, a empresa seleciona motoristas com base na área-alvo do anunciante e nos padrões de direção do motorista. Tanto a Carvertise quanto a concorrente Wrapify afirmam ter milhares de motoristas de aplicativo registrados, com clientes anunciantes que incluem empresas como EA Sports, 7-Eleven e escritórios de advocacia locais.